Exposição Ecotoy Art 2016 traz bonecos inéditos e oficina gratuita para crianças

Peças confeccionadas, a partir de material reciclado, por artistas, grafiteiros e designers buscam levar consciência ambiental unindo cultura e sustentabilidade

O Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, apresentam a exposição Ecotoy Art 2016, entre os dias 15 a 31 de julho, no Paulínia Shopping, em Paulínia (SP). A mostra traz 25 Ecotoys arts confeccionados, com variados materiais reciclados, por grafiteiros, designers e ilustradores de diversas regiões do Brasil. Além de duas reproduções em tamanho real desenvolvidas pelos designer de Recife Jota Azevedo, que usa peças de computador descartadas como base do projeto, e pelo ilustrador Bruno Honda Leite, adepto da retrorreciclagem, criação de toys usando canetas permanentes e material reciclado.

A Toy Art, em síntese, é uma “tela” em três dimensões para artistas e designers expressarem sua arte. O ato é uma manifestação artística contemporânea que se apropria do brinquedo enquanto suporte transformando-o em obra de arte. E, hoje em dia, se tornou um objeto de desejo para o mercado mundial com peças produzidas em tiragens limitadas e altamente customizadas.

“Com a Ecotoy Art divulgamos consciência ambiental por meio da arte e fazemos um convite ao olhar crítico para a atual sociedade do consumo. Mostramos também um caminho de reuso através da ressignificação de embalagens que se transformam em um suporte tridimensional para o artista explorar sua criatividade e de forma acessível”, comenta o organizador do projeto, Ricardo Lima. Nesta edição foram convidados os artistas Flavio Rossi, Saramello, Bruno Honda Leite, Jota Azevedo, Antonio Duque, Marco Turim, Gustavo Desiderio, Vanessa Rosa, José Frasão, Fernanda Rodante, Eduardo Credo, Evandro Malgueiro, Shek, Shun Izumi, Breno Ferreira, Lelê Paes, Denys Evol, Gabi Niu, Fabah Zadok, Lalá Mori, Jack Neto, Benson Chin, Harumi Tokuyoshi, além de Michele Mischa Freitas e Hélio Banais Marques, que ministrarão as oficinas gratuitas oferecidas em 16, 23 e 31 de julho das 12h30 às 16h30 e nos dias 18, 19 e 20 de julho das 15h às 19h.

Os visitantes interessados precisam apenas trazer as embalagens recicláveis para participar. O objetivo do workshop é incentivar a reutilização de embalagens pós-consumo, através da construção de uma peça única de Toy Art, explorando características como formas, cores e sensações táteis, adicionando novos valores às peças.

“O consumo consciente está entre as preocupações da Braskem. Por meio do nosso apoio, conseguimos através das oficinas proporcionar uma maneira prazerosa e lúdica de estimular a criatividade das crianças e ensinar a importância da sustentabilidade”, afirma Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Para saber mais sobre o projeto, acesse http://ecotoy.art.br/ e curta a página https://www.facebook.com/ecotoyart.

SERVIÇO
Atração: Exposição Ecotoy Art 2016
Local: Paulínia Shopping – Av. Pref. José Lozano Araújo, 1515, Paulínia – SP, 13140-000
Telefone: (19) 3874-1758
Data da Exposição: De 15 a 31 de julho
Horário: de segunda a sábado, das 9 às 22 horas; domingo, das 14 às 20 horas
Público: todas as idades
Evento gratuito

Atração: Oficinas Ecotoy Art 2016

  • Dias 16, 23 e 24 de julho das 12h30 às 16h30
  • Dias 18, 19 e 20 de julho das 15 às 19h

As oficinas são destinadas ao público infantil, de 7 a 12 anos. Não será necessário fazer inscrição. A participação é gratuita, mas os interessados devem levar suas embalagens pós-consumo e todos receberão um kit com materiais para a produção.

 

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 54 bilhões, a Braskem também é a maior produtora mundial de biopolímeros – com capacidade de 200 mil toneladas anuais de polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde). Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com mais de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Braskem nas redes sociais

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

CDN Comunicação

Priscila Ventura – (11) 3643-2744 – priscila.ventura@cdn.com.br
Priscila Nishimori – (11) 3643-2802 – priscila.nishimori@cdn.com.br
Jessyca Trovão – (11) 3643-2769 – jessyca.trovao@cdn.com.br

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone