Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Braskem apresentam o projeto Ecotoy Art 2016.

 

Projeto une cultura e sustentabilidade através de exposições e oficinas em Santo André, Cubatão e Paulínia nos meses de junho e julho.

A união de arte e sustentabilidade é o tema da exposição Ecotoy Art 2016, em cartaz no Grand Plaza Shopping em Santo André de 2 a 19 de junho, na Prefeitura Municipal de Cubatão de 25 de junho a 10 de julho e de 15 a 31 de julho no Paulínia Shopping.

A mostra apresenta 25 toy arts confeccionados com embalagens reutilizadas de diversos materiais que seriam destinados ao lixo. Nesta edição foram convidados grafiteiros, designers e ilustradores de diversas regiões do Brasil, como Flavio Rossi, SARAMELLO, Bruno Honda Leite, Jota Azevedo de Pernambuco e o Antonio Duque, o “TOTA” de Santo André, entre outros. Clique aqui para conhecer todos os artistas participantes.

Também serão realizadas 6 oficinas para crianças e jovens em cada uma das cidades durante o período das exposições. Acompanhe nossas redes sociais e a programação no site para as datas das oficinas.

O objetivo do projeto é incentivar a reutilização de embalagens após o consumo, através da construção de uma peça única de toy art, explorando características como formas, cores e sensações táteis, adicionando novos valores e ainda ser uma opção de fonte de renda a novos artistas. A Toy Art é uma manifestação artística contemporânea que se apropria do brinquedo enquanto suporte transformando-o em obra de arte e se tornou objeto de desejo para um mercado mundial com peças produzidas em tiragens limitadas e altamente customizadas. O toy art é, em síntese, uma “tela” em 3 dimensões para artistas e designers expressarem sua arte.

“Com a Ecotoy Art, divulgamos consciência ambiental por meio da arte e fazemos um convite ao olhar crítico para a atual sociedade do consumo. Mostramos também um caminho de reuso através da ressignificação de embalagens que se transforme em um suporte tridimensional para o artista explorar sua criatividade e de forma acessível.” comenta o organizador do projeto, Ricardo Lima.

PET-Garrafas_POST
Segundo estudos do Ministério do Meio-Ambiente, 1/3 de todo o lixo doméstico produzido são embalagens de produtos descartáveis. Clique na imagem para baixar a cartilha da Braskem sobre o uso consciente do plástico no planeta.

 

PLÁSTICO: SEU USO CONSCIENTE TORNA O MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL


Bess Multimedia Casa Locomotiva Governo do Estado de SP Braskem Secretaria da Cultura do Estado de SP Grand Plaza Shopping Prefeitura Municipal de Cubatão Paulínia Shopping